Concreto Supremo: o que você precisa saber - Supremo Secil Cimentos

Concreto Supremo: o que você precisa saber

No último blog você aprendeu sobre a história, o que é e como utilizar o Cimento Supremo. Agora vamos explicar sobre o que é o concreto e como deixamos ele no Padrão Supremo. Continue a leitura que iremos explicar melhor.

O que é concreto?

O concreto é um material composto, originário de outros quatro materiais: o cimento, a areia, a pedra e a água, onde ganha a forma que conhecemos. Possui características e propriedades importantes para o andamento da obra. Entre elas estão resistência à compressão, resistência à tração e a elasticidade.

Facilmente encontrado em obras, o concreto necessita totalmente do cimento, pois é o resultado da mistura entre cimento, água, areia e brita. Com o aperfeiçoamento de técnicas, hoje existem vários tipos de concreto no mercado, com características e funcionalidades específicas. Quer saber mais sobre esse tema? Continue conosco que iremos explicar.

Qual a composição do concreto?

Como explicado anteriormente, o concreto surge após a mistura de quatro matérias-primas básicas, no entanto, a porção de cada material impacta diretamente nas características do concreto, com isso, foi desenvolvida a ideia de traço.

Traço é a proporção de materiais utilizados na preparação do concreto usinado, que permite aos profissionais da construção calcular a quantidade de materiais necessários para se obter um volume correto de concreto mostrando se é resistente, durável e com maior rendimento.

Essa conta não se limita a somente uma possibilidade, mas sim inúmeras, pois fatores como a qualidade das matérias e forma que essas são combinados, os equipamentos que são utilizados e até mesmo as condições do clima, interferem no resultado final. É necessário que a resistência do produto final seja considerada, para que a obra tenha uma certa vida útil. Fundamental para evitar problemas na estrutura, deve-se ter cuidado onde o concreto será aplicado, tendo em vista que ambientes com agentes agressivos podem trazer inúmeros problemas se não forem considerados na hora de elaborar o traço e definir os materiais a serem utilizados. Além disso, é preciso estar atento à qualidade do cimento, onde recomenda-se buscar aqueles que possuem qualidade e confiança no mercado. É claro, você deve manter o Padrão Supremo em sua obra.

Outro ponto importante é o Slump Test. Você já ouviu falar? O Slump é para saber a consistência do concreto. Esse teste ajuda a identificar se o concreto foi produzido respeitando as quantidades de materiais determinantes no traço e, principalmente, se não houve água em excesso. Além disso, aponta a consistência correta do concreto para determinada aplicação.

O melhor concreto para sua obra

Afinal, você sabe como utilizar e qual o melhor concreto para a sua obra? A Supremo Secil Cimentos conta com vários tipos de concreto para a construção. Listamos eles para você saber usar corretamente.

Concreto Convencional: Utilizado em obras que necessitam somente de carrinhos de mão, giricas, gruas ou elevadores, não podendo ser bombeado. Ele possui consistência seca, com isso, é necessário utilizar ferramentas, como vibradores, para um bom adensamento. É mais utilizado no dia a dia da construção civil. O seu slump varia entre 40mm a 70mm. 

Concreto Bombeável: Específico para lançamento através de bombeamento via tubulações. Como característica, possui um maior teor de argamassa e maior trabalhabilidade comparado a um concreto convencional. Essa propriedade gera uma maior agilidade à obra, redução do número de pessoas envolvidas durante a concretagem e maior organização do espaço. Com isso, é mais utilizado em obras verticais (edifícios).

Concretos Especiais: A Supremo possui uma linha de concretos especiais, definida conforme a necessidade da obra. Com composição, texturas e finalidades diferentes, estão alinhados para atender a demanda correta na construção. Confira quais são.

  • Concreto Arquitetônico: Possui finalidade estética e para arquitetura.
  • Concreto para Pisos Industriais: Desenvolvido para aplicação para pisos que devem suportar tráfego de veículos, maquinários e equipamentos. Deve ter mais resistência e deve ser levado em conta fatores como Fck, Fctm k, consumo de cimento e água, granulometria dos materiais, tempo de pega, teor de exsudação e porcentagem de ar incorporado.
  • Concreto Auto-adensável (CAA): Recomendável em peças com alta taxa de armadura, paredes de diafragma e elementos estruturais.
  • Concreto com baixa permeabilidade: Aplicado em obras hidráulicas, estações de água e esgoto, barragens e piscinas
  • Concreto Projetado: Utilizado principalmente em túneis, estabilização de encostas, reforço estrutural, paredes de contenção, piscinas e paredes de concreto armado.
  • Concreto Refrigerado: Aplicado em blocos de fundação, barragens e bases de torres eólicas.
  • Concreto Extrusado: A resistência final dependerá das condições de extrusão e compacidade do equipamento ao qual o concreto será submetido (grau de adensamento).
  • Concreto Permeável: Promove a infiltração parcial ou total da água de pavimentos submetidos a cargas reduzidas facilitando o escoamento de águas pluviais.
  • Concreto Reforçado com Fibras (CRF): Constitui-se com a incorporação de fibras de aço, plástico ou polipropileno, reduzindo a fissuração, elevando a resistência à tração, ao impacto, ao desgaste superficial e à abrasão.
  • Concreto Compactado a Rolo (CCR): Utilizado em sub-bases de pavimentos asfálticos (flexíveis) ou rígidos (concreto), barragens, entre outros.
  • Concreto de Alto Desempenho (CAD): São concretos com resistência superior a 50 Mpa, podendo chegar a 100 Mpa.

 

Confira mais textos como esses em nosso blog.

 

Compartilhe

Ícone Facebook Ícone LinkedIn Ícone Twitter Ícone Whatsapp