Conheça o Projeto

O que é?
Uma série de atividades
educativas sobre o patrimônio
cultural, em especial arqueológico e
espeleológico (cavernas).

Qual o objetivo?
Divulgar e promover a valorização do
patrimônio ambiental local e formar
multiplicadores que façam esse
conhecimento ecoar na região.

Quem pode participar?
Estudantes de 4º e 5º anos e
professores do ensino público
municipal de Adrianópolis.
Conheça nossas atividades
Curso de capacitação de professores
Realizado em 2021
Realizado durante todo o ano de 2021, o curso de capacitação de professores, cujo público foram os professores do ensino público municipal de Adrianópolis/PR, teve por objetivo promover a valorização do patrimônio arqueológico e espeleológico local, através da formação de professores multiplicadores de educação ambiental. As atividades aconteceram de forma online e presencial, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, totalizando 76 horas/aula. Durante as aulas online, foram apresentados conceitos de patrimônio arqueológico e espeleológico a partir da metodologia de projetos, enquanto as aulas presenciais foram práticas, com Oficina de Cerâmica e Oficina de Produção de Plano de Aula para Educação Patrimonial.
Produzido em conjunto com os professores do ensino fundamental público municipal de Adrianópolis/PR, por meio de metodologia ativa, durante o curso de capacitação, o material didático tem por conteúdo informações a respeito dos sítios arqueológicos e do patrimônio espeleológico (cavernas) de Adrianópolis, além de atividades didáticas para aplicação em sala de aula, as quais foram indicadas pelos professores da rede pública de ensino.
Conteúdo:
- Sítios Arqueológicos de Adrianópolis
- Cavernas de Adrianópolis
- Atividades didáticas para aplicação em sala de aula indicadas pelos professores da rede pública de ensino
Deseja saber mais sobre Patrimônio Cultural?
Atividades com os estudantes
Período de realização: 2021 a 2025
Com o objetivo de promover a valorização do patrimônio arqueológico e espeleológico local através da educação ambiental, as atividades (oficinas, aulas presenciais e materiais online) com os alunos do Projeto ECOAR iniciaram em 2021 e tem previsão de acontecer até 2025. O público-alvo dessa fase do Projeto são os estudantes dos 4º e 5º anos do ensino fundamental público de Adrianópolis. Até o momento, já foram desenvolvidas Oficina de Cerâmica, Oficina de Arte Rupestre e Oficina de Sensibilização Sobre a Importância da Preservação dos Recursos Hídricos, além de aulas presenciais e disponibilização de materiais online sobre os temas.

Você sabia?
Clique e descubra informações e curiosidades sobre o
Projeto Ecoar e os patrimônios arqueológico e espeleológico!
Dia 05 de junho é o dia Mundial do Meio Ambiente. Ele foi instituído em 1972, pelas Nações, como forma de chamar atenção para a importância da preservação dos recursos naturais para que as próximas gerações também possam usufruir do meio ambiente. O projeto Ecoar busca valorizar o patrimônio ambiental regional, por meio de ações educativas. Vamos fazer essa mensagem ecoar!

Que o patrimônio ambiental é complexo e envolve os meios físico, biótico e socioeconômico. Dentre os patrimônios ambientais temos o patrimônio arqueológico e o patrimônio espeleológico. O patrimônio arqueológico guarda a história e desenvolvimento de diferentes culturas, cada qual com suas tecnologias e materiais. E o patrimônio espeleológico guarda uma rica diversidade ambiental, incluindo os maiores e mais potáveis reservatórios de água do mundo.

Que cavernas são um complexo sistema de beleza cênica ímpar, onde a ação da água, em algum momento do tempo geológico, dissolveu a rocha matriz. No Brasil temos 21.802 cavernas catalogadas e estima-se que esse número representa apenas cerca de 6% das cavernas brasileiras.

Que sítios arqueológicos são locais onde encontramos vestígios de ocupação humana pretérita? E que todos os sítios arqueológicos do Brasil são patrimônio da União, mesmo aqueles ainda não encontrados? Os principais tipos de sítios arqueológicos são: cerâmico, lítico, litocerâmico, histórico, subaquático, de arte rupestre, casa subterrânea, abrigo-sob-rocha, sambaqui, cerrito, aterro e geógrafo.

Que a arqueologia tem uma forte conexão com as cavernas? Isso porque as cavernas são um ótimo ambiente de preservação para os vestígios antepassados, o que permite revelar os usos dos locais para moradia, abrigo, pinturas rupestres, cemitério e palco ritualístico.

Curiosidades
Dentro das cavernas existem animais que só vivem lá! São os troglóbios, animais que se adaptaram ao meio cavernícola e não conseguem viver em outro meio. A sua maioria acabou tendo sua melanina (sua cor) e os órgão visuais reduzidos. São animais com alta diversidade, constituídos principalmente de invertebrados e peixes.
A maior caverna brasileira, Toca da Boa Vista, encontra-se entre as 20 maiores do mundo. Ela possui 107 quilômetros de extensão e está localizada em Campo Formoso/BA.
A região Sudeste é a que mais possui cavernas cadastradas no Brasil, com enfoque para o estado de Minas Gerais, com 9.954, seguido pelo Pará, com 2.805. Por outro lado, a região com as maiores cavernas é a Nordeste, seguida pela Centro-Oeste (com enfoque para os estados da Bahia e de Goiás).
As cerâmicas encontradas na região de Adrianópolis/PR são de tecnologias Guarani e Itararé. Isso indica que, diferentes grupos, de diferentes origens, viveram no mesmo lugar em diferentes momentos! É o caso do que encontramos no sítio Foz do Carumbé.
Na região sul do país, onde as principais etnias Jê são Kaingang e Xokleng, os vestígios arqueológicos são classificados como tradições Itararé (SC, PR e SP), Taquara (RS) ou Casa de Pedra (PR).