Você sabe como calcular o custo de uma construção? No artigo de hoje, aqui no Blog da Concretizando, iremos trazer dicas para você calcular o custo da sua obra, seja residencial, comercial ou até uma construção de galpão.
Muitas vezes, temos dúvidas de como calcular os custos de uma construção, principalmente, porque essa conta abrange vários fatores importantes.
O primeiro passo é definir qual o tipo de construção, depois começar a fazer o planejamento de todas as etapas, desde a escolha do tipo de fundação até os acabamentos da obra.
Contudo, o orçamento de uma obra influencia muito nessas decisões, por isso a importância de calcular o custo de uma construção antecipadamente.
Calcular o custo de uma construção – Veja aqui como fazer
Para calcular o custo de uma construção nem sempre a melhor forma é colocar em uma lista tudo que se deseja.
Afinal, esse cálculo pode deixar escapar etapas importantes como documentação da obra e cálculo correto dos materiais necessários para a construção.
Diante disso, no artigo de hoje separamos dois modos de calcular o custo da construção de um imóvel, galpão ou loja. Veja a seguir!
Calcular o custo de uma construção pelo CUB
Um dos modos mais eficazes na hora de calcular o orçamento de uma obra é pelo CUB, o Custo Unitário Básico.
Esse indicador de custo para construção civil é determinado a partir de critérios estabelecidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Veja também: Principais Normas Técnicas na Construção Civil.
Sendo assim, cada Estado possui um valor de metro quadrado pré-determinado pelo órgão competente, sofrendo alterações todos os meses.
Portanto, para calcular o custo de uma construção a partir do valor do CUB, você precisa saber qual o valor estipulado para sua região e multiplicar pelo metro quadrado da sua construção.
Ou seja, se o valor do CUB do seu Estado é de R$ 2.000,00 reais e sua construção terá 100 m², você vai precisar fazer a seguinte conta:
2000×100= R$ 200.000,00
Ressaltando que este valor não abrange compra de terreno, tipo de fundação e acabamentos na área externa.
No site cub.org.br você encontrará os valores de CUB conforme cada Estado, inclusive, com valores detalhados para projetos de construções de baixo e alto padrão.
Orçamento com empresas e profissionais
Outra maneira de calcular o m² da sua obra é através da contratação de uma empresa especializada ou profissional engenheiro/arquiteto.
Nesse cálculo também poderá ser influenciado pelo CUB da sua região, porém, com acréscimo de orientações do especialista na área.
Mas lembre-se, esse cálculo não se limita apenas pelo valor do CUB, mas também por outros meios de calcular o custo de uma construção.
Outro exemplo é separar os custos por porcentagem como: 40% destinado à mão-de-obra (incluindo documentações) e 60% destinado aos materiais.
Custos envolvidos na construção
Agora que você já sabe algumas formas de calcular o preço de uma construção, veja quais são os custos envolvidos para um orçamento completo.
- Tipo de projeto: casas de alto e baixo padrão, metro quadrado de área construída, estrutura e demais detalhes que influenciam no valor.
- Materiais de construção: blocos, cimento, areia, brita, vidro e acabamentos fazem toda a diferença na hora de orçar uma construção.
- Mão de obra: contratação de engenheiro, empreiteiras de mão de obra ou profissionais liberais para tocar a sua obra.
- Equipamentos utilizados: aluguel de betoneira, andaimes, serviços de concretagem e entre outros.
- Custo com terreno: também é preciso considerar os custos na compra do terreno para a construção e procedimentos necessários (legalização) para iniciar a construção.
Na hora de fazer o orçamento de cimento e concreto para a sua obra, conte com a Supremo Cimentos, nossa empresa possui materiais de qualidade e bom preço para a sua obra.
Esses são os pontos fundamentais para calcular o custo de uma construção. Confira também nosso artigo sobre quais os erros evitar em uma construção e previna dores de cabeça para sua obra.