Influência da Temperatura na Resistência do Concreto - Supremo Secil Cimentos

Influência da Temperatura na Resistência do Concreto

O que é a cura do concreto?

De acordo com Neville (2016) a cura é a denominação dada aos procedimentos adotados para promover a hidratação do cimento e consiste no controle da entrada e saída de água. A hidratação é uma reação química entre cimento e água que dá origem às características do concreto, como resistência à compressão.

 

A influência da temperatura!

As temperaturas elevadas na cura podem gerar fissuras e, além disso, aceleram a resistência nas primeiras idades. Porém, a partir dos sete dias, ocorre o efeito contrário, pois a reação química acelerada deixa o concreto mais poroso, o que diminui a sua resistência.

A temperatura baixa desacelera a reação química, reduzindo ou anulando a resistência inicial do concreto.

No estudo feito pela Supremo Secil com cimento CP V ARI, os corpos de prova foram submetidos a uma cura por imersão em 1°C, 23°C e 32°C. Os resultados de resistência são exibidos no gráfico ao lado.

 

Estudo com CP V ARI Supremo

Estudo com CP V ARI Supremo

NEVILLE, Adam M. Propriedades do Concreto. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2016.

 

DICA DO ENGENHEIRO

O controle da saída precoce da água do concreto é fundamental para garantir sua resistência e pode ser feito através de aspersão de água, colocação de lona ou produtos químicos específicos. Especialmente no inverno, recomenda-se o uso de lonas para este procedimento, aproveitando o calor gerado pela hidratação do cimento para auxiliar nas resistências iniciais.

 

Eng.ª Ana Julia Carvalho Rangel – Analista de Qualidade Jr.

 

 

Compartilhe

Ícone Facebook Ícone LinkedIn Ícone Twitter Ícone Whatsapp