Velocidade de Ruptura de Corpos de Prova - Supremo Secil Cimentos

Velocidade de Ruptura de Corpos de Prova

Existe uma velocidade padrão para ruptura de corpos de prova de concreto?

A NBR 5739:2018 – Concreto — Ensaio de compressão de corpos de prova cilíndricos, define que o carregamento de ensaio deve ser aplicado continuamente e sem choques, com a velocidade de carregamento de (0,45 ± 0,15) MPa/s. A velocidade de carregamento deve ser mantida constante durante todo o ensaio.

Existem prensas com controle automático de velocidade, chamadas servo controladas. Este tipo de prensa permite que a velocidade seja pré-configurada, o que não é possível em prensas simples, onde o operador regula manualmente a velocidade através de um dispositivo de regulagem de fluxo de óleo.

A velocidade de carregamento pode afetar o resultado do ensaio?

Para responder a essa pergunta, foi feito um estudo com ruptura de corpos de prova em diferentes velocidades de carregamento, entre 0,2 e 0,8 Mpa/s. Os resultados obtidos mostram que o resultado de ruptura varia em função da velocidade e dentro da amplitude ensaiada, comparando o resultado na velocidade média referência de 0,45 Mpa/s em relação à velocidade máxima e mínima ensaiada, existe diferença de aproximadamente 5%, para mais e para menos respectivamente.

O que fazer para garantir que a velocidade está na faixa padrão (Norma)?

Para prensas com controle manual da velocidade, recomenda-se uma rotina de verificação da velocidade em que a prensa está rompendo os corpos de prova. Para fazer essa verificação é necessário medir o tempo de duração do carregamento até ruptura (em segundos). Obtido esse número, basta dividir o resultado em Mpa pelo tempo e se obtêm, assim, a velocidade em Mpa/s. Caso a velocidade esteja fora da faixa padrão, é necessário fazer o ajuste e uma nova verificação.
Vale ressaltar que a velocidade de ruptura tende a variar em função da classe de resistência do concreto, o que requer atenção para ajuste da velocidade para diferentes faixas de resistência.

Eng.ª Edio Schmitt – Especialista Técnico

Compartilhe

Ícone Facebook Ícone LinkedIn Ícone Twitter Ícone Whatsapp