Secil logo Supremo Secil Cimentos logo

Concreto Especial

Versatilidade e alto padrão, atendendo às necessidades mais exigentes da sua obra.
Concretos
Especiais

O concreto certo para sua obra

O concreto é um dos materiais mais versáteis e essenciais na construção civil, apresentando diversas variações que atendem a necessidades específicas de cada projeto. Aqui, apresentamos os diferentes tipos de concreto especial oferecidos pela Supremo, destacando suas características e aplicações para auxiliar na escolha da melhor solução para sua construção.

Concreto Arquitetônico
Concreto que tem como principal finalidade a estética e arquitetura envolvida neste produto, combinada com toda técnica do material. Normalmente são utilizados pigmentos para obtenção de diferentes tonalidades ou técnicas para um diferencial no seu acabamento.
Concreto para Pisos Industriais
Dentre as principais características do concreto empregado para este tipo de estrutura, podemos destacar a importância dos principais parâmetros a serem considerados e controlados são resistência característica a compressão (Fck), tração na flexão (Fctmk), consumo de cimento e água, granulometria dos agregados, tempo de pega, teor de exsudação e teor de argamassa.
Concreto Autoadensável (CAA)
Concreto com alta trabalhabilidade e de fácil aplicação. Seu uso é recomendável em peças com alta taxa de armadura, paredes de diafragma e elementos esbeltos. Onde é possível o ganho de agilidade na aplicação e redução de mão de obra para seu espalhamento.
Concreto com Baixa Permeabilidade
Aplicado em obras hidráulicas, estações de água e esgoto, barragens e piscinas, é um concreto com aditivo que diminui os vazios existentes dentro do concreto, aumentando a sua durabilidade e diminuindo a sua permeabilidade.
Concreto Projetado
Utilizado principalmente em túneis, estabilização de encostas, reforço estrutural, paredes de contenção e paredes de concreto armado. Sua aplicação é feita através do transporte por uma tubulação e projetado, sob pressão, a elevada velocidade, sobre uma superfície, sendo compactado simultaneamente, possuindo uma alta resistência inicial. Podendo ser aplicado por via seca ou via úmida.
Concreto Refrigerado
Utilizado em peças com grandes volumes, na qual se faz necessária a troca de parte da água de amassamento pelo gelo, com a finalidade da redução da taxa de liberação de calor deste concreto, reduzindo assim a chance do surgimento de patologias. Aplicado normalmente em blocos de fundação, barragens e peças de concreto com alto volume.
Concreto Extrusado
Concreto geralmente com elevado teor de argamassa, composto geralmente por pedrisco e abatimento baixo. Este tipo de concreto é fornecido por consumo de cimento, pois a resistência final dependerá das condições de extrusão e compacidade do equipamento ao qual o concreto será submetido (grau de adensamento).
Concreto Permeável
Concreto com maior proporção de brita e pouca ou nenhuma areia para gerar um maior índice de vazios. A principal função do concreto permeável é promover a infiltração parcial ou total da água de pavimentos submetidos a cargas reduzidas facilitando o escoamento de águas pluviais.
Concreto Reforçado com Fibras (CRF)
Concreto que tem em sua constituição a incorporação de fibras de aço, polipropileno e outros materiais disponíveis no mercado. As fibras reduzem a fissuração, elevam a resistência à tração, e ao impacto, e proporcionam maior desgaste superficial e à abrasão. Existem duas classes de fibras, as estruturais e as não estruturais. As fibras estruturais podem substituir em parte ou integralmente as ferragens da obra, proporcionando economia e agilidade no processo.
Concreto Compactado a Rolo (CCR)
Trata-se do concreto de consistência seca, aplicado por espalhamento manual ou mecânico (espalhador, motoniveladora ou pá carregadeira) e compactado com rolo vibratório liso, equipamentos usuais de pavimentação. É empregado em sub-base de pavimentos asfálticos (flexíveis) ou rígidos (concreto), barragens, entre outros.
Concreto de Alto Desempenho (CAD)
São concretos com resistência superior a 50 Mpa, podendo chegar a 100 Mpa. As maiores vantagens de estruturas em concreto calculadas com resistências acima de 50 Mpa, é que se pode projetar prédios mais altos, reduzir as seções das estruturas, algumas vezes em até 40%, ganhando-se espaço interno, reduzindo volume de concreto, gastos com formas e armaduras, aumento dos vãos, aumento da durabilidade destas estruturas e ainda, alívio em cargas nas fundações, entre outros.