Secil logo Supremo Secil Cimentos logo

Ambiental

Atuamos com responsabilidade e seguindo os mais altos padrões de gestão ambiental a fim de promover o desenvolvimento sustentável de nossas operações e das comunidades onde estamos presentes
Nossa postura

Adotamos monitoramentos contínuos e medidas de prevenção a fim de garantir a gestão responsável de nossas atividades. Atuamos através de projetos que procuram contribuir para a descarbonização, aumentar a nossa eficiência energética, utilização e gestão responsável da água e na manutenção dos ecossistemas e da biodiversidade nas áreas onde operamos.

Política de Meio Ambiente

Nossa Política

A Política traz o compromisso da Supremo com a proteção e conservação do Meio Ambiente, com o objetivo de:

  • Garantir um padrão de atuação responsável, que compatibilize a exploração de recursos naturais com a manutenção e desenvolvimento dos ecossistemas onde exerce sua atividade
  • Mitigar os impactos da sua atuação por meio da adoção das melhores tecnologias e boas práticas disponíveis e da adequada capacitação de seus colaboradores
  • Promover a biodiversidade em seus territórios
  • Reduzir o impacto de carbono da sua atividade, principalmente a partir da promoção do uso de matérias-primas secundárias e combustíveis alternativos
  • Disponibilizar regularmente aos órgãos oficiais e partes interessadas os dados referentes ao seu desempenho ambiental

Acessar

Descarbonização

Compromissos Ambientais

Fazemos uso responsável dos recursos naturais e energia, promovendo a circularidade ao longo do ciclo de vida dos produtos. 

Visando a neutralidade carbônica até 2050, buscamos promover o uso de combustíveis e matérias-primas alternativas e o desenvolvimento de produtos e soluções de baixo carbono. Promovemos a vitalidade e equilíbrio dos ecossistemas onde estamos inseridos e a recuperação paisagística, protegendo a biodiversidade.

Programa GHG Protocol

Alinhada com o Programa GHG Protocol, a empresa realiza o inventário de suas emissões de gases de efeito estufa e divulga os resultados no registro público, com o objetivo de promover um maior engajamento e uma cultura corporativa para identificação e cálculo das emissões de caráter voluntário.
A Supremo possui o Selo Ouro no Programa, concedido às empresas que publicam o inventário completo e validado por um organismo de verificação terceiro, credenciado pelo Inmetro. Publicar anualmente os seus resultados demonstra a preocupação da Supremo Secil Cimentos em mapear e reduzir os impactos relacionados às mudanças climáticas de forma transparente e confiável.

Promoção da Biodiversidade

RPPN Fazenda Ilha

A Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Fazenda Ilha foi instituída por meio da Portaria nº 162 do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, em 11 de março de 2022, e se destaca como a primeira RPPN criada na região do Alto Ribeira. O imóvel Fazenda Ilha, onde está situada a RPPN, foi adquirido em 2019 pela Supremo Secil Cimentos com o objetivo de ampliar a sua área de lavra, como também para garantir os programas ambientais provenientes desta ampliação, de forma a conservar importantes amostras dos ecossistemas remanescentes da Mata Atlântica, que apresenta rica variedade de espécies de fauna e flora típicas da região.

Projeto ECOAR

O Projeto ECOAR é uma iniciativa voltada para a Educação Ambiental, com o objetivo de promover a valorização do patrimônio natural e cultural da região, focando especialmente nas áreas de espeleologia (estudo das cavernas naturais) e arqueologia.
Desenvolvido no município de Adrianópolis/PR, o projeto visa capacitar multiplicadores e, ao longo de 5 anos, disseminar conhecimento sobre a importância da preservação ambiental para mais de 1.500 crianças em 9 escolas municipais. O projeto destaca a riqueza dos patrimônios arqueológicos, culturais, históricos, artísticos e ambientais presentes na região do Vale do Ribeira, incentivando o cuidado e a conscientização sobre esses abundantes recursos naturais e culturais.

Monitoramento de Fauna

A avaliação do comportamento da fauna no entorno da empresa é realizada por meio de monitoramentos periódicos dos grupos da fauna silvestre: mamíferos, aves, anfíbios e répteis. A partir desse acompanhamento é possível afirmar que as atividades desenvolvidas não impactam negativamente a fauna da região. Além disso, na unidade de Pomerode/SC é monitorado o grupo de macacos Bugio, os quais vivem em fragmentos florestais no entorno da fábrica e que podem ser vistos com frequência pelos colaboradores e visitantes.

Economia Circular

Coprocessamento

Coprocessamento é uma solução ambientalmente responsável para destinação de resíduos industriais, na qual aproveita-se a energia produzida na queima destes materiais como combustíveis nos fornos rotativos de produção de clínquer na indústria cimenteira.
A utilização dos resíduos como combustível alternativo viabiliza uma destinação mais adequada, reduzindo a quantidade enviada para aterros. Além disso, o coprocessamento possibilita a redução no uso de combustíveis fósseis, contribuindo positivamente para redução da emissão de gases do efeito estufa.

Licenças e Documentos

Aqui, você encontra as licenças, autorizações e demais documentos que regulam nossas atividades. A Supremo Cimentos preza pela transparência e pelo acesso público às informações, reafirmando seu compromisso com a responsabilidade socioambiental e o cumprimento integral da legislação ambiental vigente.

Fábrica

Mineração

Nossos controles

Gerenciamento de Resíduos Sólidos

A empresa possui o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos implementado em suas unidades, visando a correta segregação e destinação final dos mesmos. Os planos são elaborados e executados seguindo a legislação ambiental e as normas técnicas vigentes e estão alinhados com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, priorizando a não geração e a redução da geração de resíduos, bem como a reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

Monitoramento de Ruído

Para avaliar o conforto acústico próximo às instalações da operação, periodicamente é realizado o monitoramento de ruído nos períodos diurno e noturno em pontos pré-definidos no entorno das instalações, em acordo com a legislação ambiental.

Monitoramento Sismográfico

A empresa realiza o monitoramento sismográfico para avaliação de vibrações e ruídos em 100% dos desmontes de rocha realizados na mineração. Este monitoramento tem o intuito de controlar a atividade e manter os níveis de vibração e ruído dentro dos limites legais permitidos.

Gestão atmosférica

Monitoramento de emissões atmosféricas

Para garantir a eficiência dos controles de emissões atmosféricas nas chaminés das fábricas, é realizado monitoramento 24 horas por dia, com analisadores online. Todas as informações são controladas e avaliadas por equipe técnica. Além disso, periodicamente são realizados monitoramentos descontínuos por laboratório terceiro acreditado, visando comprovar o atendimento aos limites da legislação e às condicionantes do licenciamento ambiental, de modo que não ocorra impacto para o meio ambiente e para a saúde.

Controle de emissão de material particulado

Com o objetivo de controlar a emissão de material particulado (poeira), as fábricas e centrais de concreto possuem filtros mangas nas saídas dos dutos e chaminés que apresentam uma excelente eficiência na contenção da emissão de poeiras. As fábricas possuem varredeira operando diariamente para manter as vias e pátios limpos, reduzindo a dispersão de poeira. As vias internas da fábrica e da mineração são umectadas diariamente, assim como as vias de acesso às unidades.

Monitoramento da Qualidade do Ar

A qualidade do ar do entorno das instalações das fábricas é monitorada periodicamente, visando o acompanhamento da qualidade e confirmação de que os resultados atendem aos limites da legislação e às condicionantes do licenciamento ambiental, de modo que não ocorra impacto para o meio ambiente e para a saúde.

Monitoramento de Fumaça Preta

Com objetivo de controlar a emissão de fumaça preta e atender a legislação ambiental, os veículos e equipamentos a diesel são monitorados periodicamente. Este monitoramento atesta que os equipamentos estão aprovados para operação, segundo o critério da medição de fumaça.

Gestão de recursos hídricos

Tratamento e monitoramento de efluentes sanitários

Os efluentes sanitários gerados nas fábricas da Supremo são tratados nas respectivas ETE’s (estação de tratamento de efluentes). Periodicamente, são realizadas análises para avaliar a eficácia do tratamento e o atendimento aos parâmetros de lançamento final, seguindo as legislações e requisitos legais aplicáveis.

Monitoramento de água superficial

Periodicamente são realizadas coletas e análises de águas superficiais nos córregos e rios do entorno das fábricas, visando a avaliação de parâmetros físico-químicos e verificação da qualidade da água nos corpos hídricos, a montante e jusante dos pontos de lançamento de efluentes.

Monitoramento de água subterrânea

Periodicamente são realizadas coletas e análises de águas subterrâneas, por meio de poços de monitoramento perfurados na área das fábricas, visando a verificação da qualidade da água subterrânea a montante e jusante das atividades industriais.

Reaproveitamento de água da chuva

Em linha com as ações de sustentabilidade realizadas pela Supremo, a unidade de Pomerode/SC reaproveita a água da chuva e do processo industrial para resfriamento de equipamentos e limpeza geral das fábricas.