Chapisco, emboço e reboco: importância de cada etapa na obra - Supremo Secil Cimentos

Chapisco, emboço e reboco: importância de cada etapa na obra

Você sabia que o revestimento de uma construção pode ser composto por três camadas?  O chapisco, emboço e o reboco servem como garantia de aderência à parede, regula a alvenaria e assegura uma parede lisa para a aplicação da tinta, respectivamente. Todas as etapas devem ser feitas com materiais corretos, para garantir segurança e qualidade na obra, além de não surgir outros problemas subsequentes.

Para você entender a importância de cada etapa, preparamos um conteúdo especial para você. Continue a leitura e compartilhe com os amigos e familiares.

Chapisco

Essa é a camada mais áspera de argamassa que é aplicada sobre a parede, diretamente em contato com os tijolos. A função do chapisco é permitir maior atrito para a parede, para que assim, receba as próximas etapas de revestimento e acabamento. Os tipos de chapisco são: 

 

  • Convencional: É considerado o mais utilizado na aplicação. Tem como característica ser mais resistente e áspero. A aplicação de massa em proporção de areia e cimento em 3 por 1, ou seja, são 3 partes de areia para cada parte de cimento.

 

  • Industrializado: Esse formato possui aditivos industriais, que aumentam a adesão em ambos os lados.

 

  • Rolado: Esse tipo também é industrializado e aditivado, mas é aplicado com um rolo.

 

  • Chapisco com brita: É utilizado em decoração externa, que necessita de um tipo específico e denso de argamassa para sua aplicação.

Emboço

Essa etapa tem como função fazer o nivelamento do chapisco, deixando a superfície mais preenchida para receber o reboco. Suas funções também se ligam à impermeabilização da parede, já reduzem a penetração de água e outros agentes nocivos. O emboço costuma ser composto basicamente por água, cimento, areia e cal. 

Caso a sua parede for receber revestimentos como azulejos, pastilhas, porcelanatos e mármores, não é necessário o alisamento do emboço, porque nesses casos é ideal que a superfície seja mais áspera, facilitando no momento da colagem. Nesses casos, é importante ressaltar que o emboço não precisa se transformar no reboco.

Reboco

Já o reboco é a última etapa de acabamento com a argamassa. Nessa finalização, a parede deve ficar plana e lisa para receber as camadas de tinta. Por ser um trabalho delicado e que deve ser executado com precisão, recomenda-se  que seja feita por um profissional especializado e experiente, para garantir o melhor resultado e evitar problemas no andamento das próximas etapas.

Os materiais utilizados para a produção da argamassa utilizada no reboco são cimento, cal hidratada e areia fina.

É sempre importante realizar o acabamento da alvenaria em qualquer obra. Ele precisa ser agradável, confortável e oferecer uma experiência boa para quem utilizará o local. 

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com os amigos e com quem você acha que será importante.

Compartilhe

Ícone Facebook Ícone LinkedIn Ícone Twitter Ícone Whatsapp